Existência inexplicável

 - Sabes porque há o dia das mentiras? Há muito tempo, um rei anunciou uma mudança no calendário. O ano novo era festejado no dia 1 de abril e depois passou para 1 de janeiro. Houve quem não concordasse com essa mudança e então continuaram a enviar convites para festas e presentes em abril, ficando assim o dia das mentiras.
 ...
 - Na vossa religião, quando é que Deus nasceu?
 - No dia 25 de dezembro.
 - E porque é que os reis magos fizeram aquela viagem para o visitar?
 - Para lhe levar presentes.
 - Pois, mas noutra religião, Deus nasceu em outubro e diz-se que os reis magos foram lá para o matar.
 - Ninguém sabe o que aconteceu ao certo naquela altura.
 - As escrituras da Bíblia foram redigidas 300 anos depois da morte de Cristo, como é que é possível saberem tudo o que aconteceu? Simplesmente não é possível.
 - Concordo contigo.
 - Cada religião tem uma crença. E cada um de nós é dirigido para uma religião. Eu posso acreditar em determinada coisa e tu podes não acreditar. Tudo depende da fé de cada um.
 - Isso verifica-se no facto de eu achar que a vida não tem lógica nenhuma. Nascemos, vivemos e morremos. Somos criados e depois desaparecemos simplesmente. Não faz sentido.
 - Há quem acredite na vida depois da morte.
 - O paraíso, o inferno...
 - Então não acreditas em espíritos?
 - Acredito. Os espíritos vivem enquanto os familiares diretos pensam neles. Quando esses familiares também morrerem, os espíritos deixam de existir, essa pessoa desaparece.
 - E esses espíritos são quem? Transformam-se ou permanecem como eram?
 - Permanecem como eram.
 - A tua explicação não faz muito sentido para mim. Dizes que quando morremos desaparecemos, mas depois também acreditas em espíritos.
 - Eu sei que não faz sentido para as outras pessoas, mas para mim faz. É a minha fé.
 - Sim, eu sei.
 - Então e vamos todos para o mesmo sítio quando morremos?
 - Isso também depende das religiões. Sei de uma pessoa que acredita que as religiões estão separadas "lá em cima".
 - Disseram-me que antes de "entrarmos" no paraíso ou inferno, temos um longo percurso para recordar o que fizemos em vida.
 - Também me disseram que os mortos sabem tudo o que nos acontece, os nossos passos todos.
 - Antes "crer para ver". Eles lá e eu cá.
 - Eu gostava de ver, ter provas. Ver para crer.

 Todas as cartas são postas na mesa e baralhadas. E ninguém é capaz de as organizar. Ninguém é capaz de explicar a razão da vida. Ninguém consegue explicar o que há para além da morte. Milhares de teorias, milhares de opiniões. Porém, nenhuma totalmente verdadeira.


Tua S, 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neve de amor

Há sempre mais

Ao te amar